Projeto (IN)school – um projeto orientado para a prática inclusiva

A educação inclusiva visa permitir que todos os alunos atinjam o seu pleno potencial, em condições efetivas de equidade, contribuindo para maiores níveis de coesão social (ET2020 Comissão Europeia).


O trabalho da Comissão Europeia sobre Educação Inclusiva centra-se no apoio aos professores e às escolas, possibilitando a criação de respostas flexíveis, adequadas às circunstâncias e necessidades de todos os aprendentes.


Uma forma de apoiar os professores é dar-lhes a oportunidade de frequentar cursos de formação que permitam conhecer de forma integral como se pode auxiliar a evolução das crianças em todos os seus estádios de desenvolvimento cognitivo. O Projeto (IN)School, financiado pela Comissão Europeia, está a finalizar um novo referencial de formação que permitirá aos professores acompanhar o desenvolvimento das funções executivas de ordem superior, dos seus alunos, para que estes possam desenvolver as suas competências para a VIDA.


Durante o curso de formação, previsto para o próximo mês de março, será dada a oportunidade de trabalhar sobre muitas atividades.


Conheça o trabalho dos professores universitários de Nova York e Califórnia, Jan L. Plass, Bruce D. Homer e Richard E. Mayer, que criaram três jogos, para estimular o desenvolvimento das funções executivas dos alunos, que também são objeto de estudo no Projeto (IN)school:


All You Can ET

trabalha a flexibilidade cognitiva

Link: ‎All You Can ET on the App Store (apple.com) 


Gwakkamolé

trabalha o controle inibitório

Link: ‎Gwakkamole on the App Store (apple.com)


CrushStation

trabalha a memória de trabalho

Link: ‎CrushStations on the App Store (apple.com)