(in)resources

Materiais e recursos didático-pedagógicos para estimulação, enriquecimento e desenvolvimento sensorial e cognitivo-emocional, a serem integrados no Centro Psicoeducativo, todos adaptados a cada aluno e de acordo com o perfil delineado.


Nesta fase do projeto, serão desenvolvidos recursos e materiais didático-pedagógicos a integrar nos centros psicoeducativos. Pela componente lúdica, pretende-se estimular as capacidades sensoriais e cognitivo-emocionais das crianças envolvidas. Estudos revelam que brincar pode ser benéfico desde o desenvolvimento cognitivo, social, físico e emocional até à preparação geral para ação qualificada na vida adulta. (BARNETT, 2018).



Os jogos e atividades desenvolvidos na fase (IN)resources vão estar divididos em três níveis de dificuldade, ajustados às três idades alvo deste projeto (5,6, e 7 anos). O desenvolvimento destes materiais tem como objetivo treinar os principais domínios cognitivos associados ao sucesso académico - memória de trabalho, inibição, e flexibilidade cognitiva. Estes recursos estarão disponíveis em formato portátil para que possam ser usados em contextos/escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo, em diversos enquadramentos socioeconómicos e geográficos.